sábado, 11 de setembro de 2010

(((((ESTRUTURA DE DADOS)))))


EXERCÍCIOS DE E.D.

Elaborei este exercício para que seja fixada e revisada toda a matéria que vimos até hoje. Por gentileza imprimir e resolver. Caso tenham dúvida é só me procurar na hora do almoço. O teste escrito e a prova bimestral serão elaborados de acordo com o que passei no quadro, resumo 1 e com a apostila de nome APOSTILA DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO CAP Criação de Algoritmos e Programas que enviei por e-mail para vocês  (para descobrir o nome da apostila é preciso que abram as duas que mandei).

Exercícios de fixação e revisão

1)   Escreva dois exemplos de algoritmos não computacionais.
2)   Por que usar técnicas estruturadas?
3)   O que são variáveis ?
4)   Quais são os tipos de variáveis?
5)   Escreva o sinal de atribuição usado em algoritmos escritos e o sinal de atribuição utilizado no VisuAlg.
6)   O que fazem as variáveis de entrada? E as de saída?

7)   Observe o algoritmo abaixo e depois responda as questões que se seguem.

Algoritmo Dividir;
Var
         A,B,C: inteiro;
Início
         Escreva(‘Digite o primeiro número: ’);
         Leia (A);
         Escreva(‘Digite o segundo número: ’);
         Leia (B);
         C:=A/B;   {C recebe o resultado da divisão de A por B }
         Escreva(‘O resultado da divisão é: ’,C);
Fim.

a)    É um algoritmo computacional?
b)   Qual(quais) é(são) a(s) variável(variáveis) de entrada e de saída deste algoritmo?
c)    Identifique os comandos de entrada (INPUT) e saída (OUTPUT) deste algoritmo.
d)   Reescreva este algoritmo de modo a ser implementado no VisuAlg.
e)    No algoritmo acima existe algum comentário? Se a resposta for sim identifique-o.

8)   O que são identificadores?

9)   Cite as regras para construção de identificadores.


10) Quando e por que devemos usar aspas simples (‘ ’) ? E aspas duplas(“  “)  ?

11) Escreva 03 conceitos para algoritmo.(Lembrando que o professor Eureudes passou um conceito, eu passei outro no quadro e existe um na APOSTILA DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO CAP Criação de Algoritmos e Programas que enviei por e-mail para vocês)

12) Complete a frase: O sinal de ponto e vírgula “ ;” indica...
Ele é usado no VisuAlg ?

13) Responda o que o algoritmo abaixo realiza. (ele está incompleto de propósito)
Var
         A,B,C: real;
Início
         Escreva(‘Digite o primeiro número: ’);
         Leia (A);
         Escreva(‘Digite o segundo número: ’);
         Leia (B);
         C:=A*B;  
         Escreva(‘O resultado é: ’,C);
Fim.
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RESUMO






VARIÁVEIS - são endereços de memória destinados a armazenar informações temporariamente.

ATENÇÃO! Todo Algoritmo ou programa deve possuir variável!

Nos algoritmos, todas as variáveis utilizadas serão definidas no início do mesmo, por meio de um comando de uma das seguintes formas:

VAR
<nome_da_variavel> : <tipo_da_variavel>

Ou

 VAR <lista_de_variaveis> : <tipo_das_variaveis>



Tipos de variáveis:

Numéricas
·        Inteiro
·        Real

Literais – caractere

Lógicas - V ou F

Exemplos:
VAR
nome, sobrenome: caracter
idade: inteiro
salario: real
tem_filhos: lógico

SINAL DE ATRIBUIÇÃO

Uma Variável nunca é eternamente igual a um valor, seu conteúdo pode ser alterado a qualquer momento. Portanto para atribuir valores a variáveis devemos usar o sinal de “:=”.

Exemplos:
A := 2;
B := 3;
C := A + B;

VARIÁVEIS DE ENTRADA E SAÍDA

Variáveis de Entrada-  armazenam informações fornecidas por um meio externo, normalmente usuários ou discos.

Variáveis de Saída armazenam dados processados como resultados.
Exemplo : no exemplo a seguir a e b são variáveis de entrada e c variável de saída

Programa soma;
Var
         a,b,c: inteiro;
Inicio
         Escreva(‘Digite o primeiro número:  ‘);
         Leia(a);
         Escreva(‘Digite o segundo  número:  ‘);
         Leia(b);
         c:=a+b;
         Escreva(‘a soma é:  ‘,c);
         Leia(c);
Fim.

SINAL DE IGUALDADE




CONSTANTES

Constantes são endereços de memória destinados a armazenar
informações fixas, inalteráveis durante a execução do programa.
Exemplo:
PI = 3.1416

        
IDENTIFICADORES  São os nomes dados a variáveis, constantes e programas.

Regras Para construção de Identificadores:

Não podem ter nomes de palavras reservadas (comandos da linguagem);

·       Devem possuir como 1º caractere uma letra ou Underscore( _ );
·       Ter como demais caracteres letras, números ou Underscore;
·       Ter no máximo 127 caracteres;
·       Não possuir espaços em branco;
·       A escolha de letras maiúsculas ou minúsculas é indiferente.


{LINHAS DE COMENTÁRIO}


Podemos inserir em um Algoritmo comentários para aumentar a compreensão do mesmo, para isso basta que o texto fique entre Chaves “{ }”.

‘ASPAS SIMPLES’



ESTRUTURAS SEQUENCIAIS



; PONTO E VÍRGULA ;




        
CORPO GERAL DE UM PROGRAMA

PROGRAMA <<identificador>>;

CONST
<<identificador>> = <<dado>>;
VAR
<<identificador>> : <<tipo>>;

INÍCIO
{COMANDOS DE ENTRADA,PROCESSAMENTO E SAÍDA}

<<comando1>>;
<<comandoN>>;

FIM.
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TÓPICOS ESTUDADOS!



  • Algoritmo - conceitos
  • Algoritmo não computacional
  • Variáveis - conceito
  • Variáveis de entrada e saída
  • Tipos de variáveis
  • Identificadores
  • Regras para construção de identificadores
  • Comandos de entrada(INPUT) e saída(OUTPUT)
  • Sinal de atribuição
  • Sinal de Igualdade
  • ; Ponto e vírgula
  • {Linhas de comentário}
  • ‘Aspas Simples’

PESSOAL ESTAS LISTAS FORAM MANDADAS PELA PROFESSORA LIDIANE, ESPERO QUE TODOS VEJAM!

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